Buscar
  • Emily Menezes

DESFILES DE MODA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Oi meus amores, os meses de Junho e Julho são marcados pelo mundo da moda porque é quando acontecem os principais desfiles e apresentações das grandes marcas, mas no meio de uma pandemia e de uma crise global como as marcas vão se reinventar nesses tempos difíceis?


Após o cancelamento das semanas de moda, a Chanel transformou o seu desfile em uma apresentação online, chamada de Balade en Méditerranée (Uma jornada pelo Mediterrâneo). O vídeo de 7 minutos foi compartilhado pela marca no seu site oficial e nas redes sociais e é apresentado por quatro modelos exibindo os novos designs da Chanel.

A Balmain comemorou seus 75 anos a bordo de uma embarcação que cruzou o Rio Sena com 21 modelos que desfilaram com peças icônicas dos arquivos da grife. O barco navegou pela Torre Eiffel e pela Pont des Arts.

Fotos: Divulgação/Balmain


A maior polêmica veio à tona semana passada com a volta dos desfiles presenciais. A marca italiana Etro apresentou suas coleções masculina Primavera-Verão 2021 e feminina Resort 2021 em um desfile no jardim do Hotel Four Seasons, em Milão. O desfile tinha uma pequena plateia com certo distanciamento social, mas nem todos usavam máscara.

A Dolce & Gabbana apostou no estilo amalfitano e apresentou uma coleção masculina em azul, branco e preto. O desfile foi realizado no jardim do campus universitário do hospital Humanitas, cujo instituto de pesquisa recebe apoio financeiro da D&G em sua luta contra a COVID-19.

Foto: Céline Cornu/AFP


Ao todo, 103 modelos desfilaram sem máscaras e todos os 260 convidados estavam de máscara e tiveram que medir a temperatura antes de entrar. Domenico Dolce e Stefano Gabbana também usaram máscaras quando saíram para cumprimentar o público.

Foto: Céline Cornu/AFP


Mas quem conseguiu se reinventar nesses tempos de pandemia foi a Gucci. A marca apresentou sua nova coleção Epilogue através de uma live streaming e de um material visual narrativo, sendo transmitida por todas as plataformas digitais da Gucci e com o casting composto pelo time do departamento de design, sem nenhuma modelo.

Fotos: Divulgação/Gucci


Confesso que amei a ideia de apresentações online, além de ser inovador e interativo qualquer amante da moda pode acompanhar de perto cada detalhe novo das marcas ditadoras de moda e da plataforma que preferir. Mas será que os desfiles presenciais são realmente necessário nesse período que estamos vivendo? Deixo essa pergunta para vocês refletirem.


Espero que tenham gostado do post!


XOXO


Emily L Menezes

1 comentário
Faça parte da nossa lista de emails
Nunca perca uma atualização
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Youtube Branco
  • Ícone do Pinterest Branco
  • TikTok

© Copyright 2020 - Emily Menezes